COMITIVA LIGADA AOS BOMBEIROS DE FÁTIMA FOI À AMÉRICA
Bem vindos a Long Branch, estou muito satisfeito por cá estarem e podem cá ficar, pois, tenho muito orgulho da comunidade Portuguesa, que tem contribuído grandemente para o crescimento da minha cidade.
Foi com estas palavras que o mayor de Long Branch senhor Sheneider (presidente de Câmara) se dirigiu à comitiva de portugueses ligados aos bombeiros voluntários de Fátima que se deslocaram àquele cidade dos Estados Unidos da América para participar numa festa de angariação de fundos destinados à aquisição de uma nova ambulância.
A iniciativa partiu de um grupo de emigrantes radicados naquela cidade, oriundos de Fátima e da freguesia de S.Mamede e decorreu no salão do Clube Português de Long Branch onde se juntaram cerca de trezentas pessoas.
Da comitiva faziam parte, além do presidente da direcção, presidente da Assembleia Geral e comandante dos bombeiros de Fátima, mais três directores e um grupo musical composto por seis elementos.
Na ocasião e durante o convívio que terminou já madrugada, um dos promotores do evento António Pereira (Pax) dirigiu-se aos presentes para agradecer a colaboração, não só dos que trabalharam, mas também àqueles que contribuíram com os seus donativos, não deixando de manifestar a sua satisfação pela presença ali de mais um grupo de portugueses amigos.
Por sua vez o presidente de direcção de Fátima José Gonçalves salientou a necessidade de aquisição de uma nova ambulância, descrevendo a história dos bombeiros de Fátima, e que, para além do importante que era a angariação de fundos, não podia deixar de testemunhar o satisfação pela presença de todas aquelas pessoas. O convívio, a amizade e a solidariedade estavam ali bem vincados, disse..
Também o presidente da direcção do Clube Português de Long Branch Jorge Vieira saudou a comitiva de Fátima e formulou votos para que os objectivos tenham sido alcançados. Mostrou-se disponível para colaborar sempre em iniciativas futuras, pois, a Comunidade Portuguesa sabe demonstrar o seu espírito de solidariedade para com as instituições mais carenciadas, sempre que o seu apoio é solicitado, concluiu..
Foram ainda trocadas algumas lembranças, tendo Clube de Long Branch oferecido uma placa que assinala a presença dos bombeiros de Fátima naquela cidade, e por sua vez o bombeiros de Fátima entregaram também lembranças o Meyor da cidade, ao chefe dos bombeiros locais e ao presidente do Clube Português.
O espectáculo musical apresentado por Nazareno do Carmo, foi na opinião dos presentes, uma agradável surpresa. Foram interpretados fados de Lisboa, fados de Coimbra, música popular, que terminou, naturalmente em baile e já bem de madrugada.
Durante a sua permanência nos Estados Unidos, a comitiva deslocou-se ainda a Nova Iorque, onde, no quartel de World Tred Center prestou homenagem aos bombeiros falecidos na tragédia de 11 de Setembro. A comitiva portuguesa foi recebida pelo chefe dos bombeiros locais e também pelo comandante Brian Curran dos bombeiros de Brooklyn a quem foi entregue uma lembrança dos bombeiros de Fátima.
Toda a comitiva antes do regresso à Fátima, juntou-se num almoço convívio em casa do José Pereira, onde foi aproveitado o momento para agradecer a todas aqueles que de forma amiga mostraram disponibilidade para receber em suas casas, os elementos da comitiva durante a permanência na cidade.
O resultado final da iniciativa, ou seja a angariação de fundos, não está ainda totalmente apurado, segundo informou um dos promotores. Falta ainda contabilizar alguns donativos de empresas e de particulares, mas na ocasião o saldo rondava os vinte e três mil dólares.