Discurso do Presidente da Direção, Amorim Gonçalves no 18º Aniversário da A.H.B.V. de Fátima

 

Muito bom dia

Antes de mais queria saudar e agradecer a presença de todas as entidades individuais e coletivas, que estão aqui hoje para celebrar o nosso 18º aniversário:

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ourém: Luís Albuquerque e em seu nome o executivo Municipal.

Exmo. Sr. Representante da Assembleia Municipal de Ourém: Eng. Valdemar Oliveira

Exmo. Sr. Representante do Presidente da Junta de Freguesia de Fátima: Eng. Carlos Neves

Exma. Sr.ª Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia: Eng.ª Carina João

Exmo. Sr. Presidente da junta de Freguesia de Nossa Sra. Das Misericórdias Luis Oliveira

Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Nossa Sra. Das Misericórdias: Joaquim Gonçalves.

Exmo. Sr. comandante da GNR de Fátima: Sargento Nuno Jorge

Exmo. Sr. Segundo Comandante Operacional Distrital: Paulo Silva

Exmo. Sr. Comandante Municipal Miguel Freire

Exmo.(s) Sr.(s) Representantes das Associações de Bombeiros de Ourém e Caxarias e respetivos comandantes, Guilherme Isidro e Helder Silva.

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Fátima: Dr. Eugénio Lucas

Exmo. Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Fátima: Comandante Costa Pereira, crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses

Exmo. Comandante dos Bombeiros de Fátima: Comandante Pedro Pereira

Caros sócios, benfeitores, amigos e restantes convidados, estamos agradecidos pela vossa presença.

O último ano de atividade da nossa Associação foi marcado pela Pandemia da COVID 19. Este flagelo obrigou-nos a diminuir as nossas atividades. O próprio confinamento da população levou a que tivéssemos menos solicitações. Felizmente, não tivemos nenhum surto na nossa corporação.

Apesar deste contexto, fizemos em 2020 a bênção de 7 novas ambulâncias de apoio a peregrinos. Já este ano dois sócios beneméritos, ofereceram-nos mais duas ambulâncias de transporte de doentes: o Dr. Joaquim Rodrigues Ventura e a Senhora Augusta Martins Andrade.

O padre dr. Joaquim Rodrigues Ventura marca a história de Fátima como diretor do colégio S. Miguel durante 50 anos. Personalidade de grande dinamismo, também criou a Fundação Arca da Aliança, instituição de apoio à terceira idade e jovens. Muitos jovens da nossa comunidade devem hoje parte significativa da sua formação, às condições que o Doutor Ventura soube criar, sempre tendo em mente uma visão empreendedora e ambiciosa da sociedade, alicerçado na Amizade-verdade- exigência. Figura ímpar na vida da nossa cidade, durante mais de meio século até aos nossos dias, com obra credora da admiração de todos nós, muito lhe agradecemos senhor Dr. Ventura.

Outra benemérita a quem também estamos muito gratos é a Senhora Augusta Martins Andrade. A Senhora Augusta é madeirense e enfermeira de profissão. Vive em Fátima há cerca de 20 anos. A sua atividade como benemérita em várias instituições do país, é digna de registo e do nosso agradecimento. É uma das pessoas com quem tenho o privilégio de conviver. Ela dá sentido à sua vida, procurando apoiar a comunidade em que se insere, em prol do bem comum. Mais pessoas houvesse com a sua índole e o nosso mundo seria com certeza mais solidário e feliz. Uma das nossas ambulâncias benzidas hoje, deve-se à sua generosidade sem hesitação, tornando fácil o que para muitos é difícil: pensar no coletivo antes do individual.

A empresa Marto & Oliveira, representada pelo seu administrador Pedro Marto, ofereceu-nos um trator personalizado e adaptado para o transporte de grandes cargas. A Marto & Oliveira é uma das empresas mais antigas de Fátima, tendo colaborado desde sempre com as instituições locais.

Mesmo sendo este um ano de dificuldades económicas, quis estar ao lado da proteção e do socorro em Fátima, apoiando a aquisição de um veículo fundamental para a nossa atividade. Pedro Marto constituiu um elemento-chave neste processo, mostrando-se desde logo recetivo a apoiar o nosso esforço de aumento de capacidade logística. Também para ti, os nossos sinceros agradecimentos.

Queremos agradecer também ao sr. Ferreira da Procar assim como ao Bruno Gil, ao Hugo Pais , ao Norberto da NHM e a todos os que ajudaram a personalizar a Viatura Tática de Grande Capacidade (VTGC).

Uma das ofertas mais recentes, aliás de ontem, é uma scooter elétrica oferecida pela BeWater, a quem também queremos agradecer. A scooter será especialmente útil para circulação no núcleo urbano da cidade.

Simultaneamente queremos agradecer a todas as pessoas que nos venderam terrenos, fundamentais para a construção das infraestruturas de proteção e socorro, as quais pretendemos ter em funcionamento em 2023, por ocasião da Jornadas Mundial da Juventude e da vinda do Papa a Fátima.

Apesar dos nossos esforços e de alguns contactos já realizados junto do Poder Central, ainda não foi possível obter apoio para a construção das instalações referidas.

Até ao final do ano pretendemos terminar o projeto para lançar o concurso público, da empreitada de construção que decorrerá durante o ano de 2022.

Queremos acreditar que o governo não deixará de participar, no financiamento de infraestruturas que são fundamentais para a população e também para a centralidade religiosa mundial de Fátima, que recebe normalmente muitos milhões de peregrinos por ano. Estas infraestruturas também serão importantes, no apoio que prestamos ao combate de incêndios florestais.

Ao contrário do Poder Central, no caso do Município de Ourém estamos profundamente agradecidos pelo apoio que nos tem dado. O Sr. presidente da Câmara Municipal, Luis Albuquerque, tem-se mostrado disponível desde a primeira hora, para apoiar a construção deste projeto.

Ainda no âmbito de apoios locais, gostaríamos de destacar e agradecer a ajuda do Santuário de Fátima e da Junta de Freguesia de Fátima, assim como outras instituições, empresas e população que desde sempre colaboram com a Associação Humanitária.

O nosso grande desafio para o futuro próximo, é dar prioridade a três áreas de atuação: recursos humanos, equipamentos e instalações.

A construção de novas instalações vive agora uma fase decisiva, dado que ainda não garantimos os apoios financeiros necessários, nomeadamente do  Poder Central. As novas instalações uma vez concluídas, poderão servir Fátima de forma digna e operacional, durante os próximos 50 anos ou mais. Tudo o que fazemos tem um duplo olhar: resolver no presente a pensar no futuro.

Depois de 18 anos a servir a população e quem nos visita, entendemos ter começado um novo ciclo, onde podemos superar-nos num processo de melhoria constante, sempre em nome da proteção e socorro de quem mais precisa e nos visita com regularidade. Este novo ciclo é possível também, graças à dedicação e competência da nossa direção e dos bombeiros voluntários, verdadeiros heróis da paz movidos pelo desejo de servir o próximo. É claro que também reconhecemos, que para chegar ao momento atual, foi fundamental o contributo de todas as direções e órgãos sociais que nos antecederam, aos quais também agradecemos. Permitam-me que hoje aqui destaque o dr. Agostinho Xavier, o José Vieira Gonçalves, o Armando Costa, entre muitos outros que desde sempre colaboram de forma ativa com a associação humanitária.

A obra da nossa instituição é a obra de toda a comunidade de mãos dadas, desde os que colaboram internamente, a todos os que nos apoiam externamente.

Por último gostaria de destacar o aniversário recente do Comandante Costa Pereira, nos seus jovens 80 anos, agradecendo tudo o que foi e é para nós. A sua contribuição não tem idade, nem teve limitações quanto ao seu empenho e entrega à nossa causa. A sua biografia constitui uma referência para todos os nossos bombeiros voluntários atuais e futuros. Recordo que foi por isso que escolhemos para a nossa escola de infantes e cadetes a designação de Escola Comandante Costa Pereira.

Termino fazendo votos que para o próximo ano possamos celebrar mais um ano de realizações e progressos.