COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO BOMBEIRO PORTUGUÊS



Fátima foi a cidade escolhida para receber as Comemorações do Dia Nacional do Bombeiro. Durante as cerimónias, que decorreram no domingo passado, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, enalteceu a “disponibilidade permanente” dos soldados da paz e o seu “exemplo inexcedível de dedicação à comunidade”.

Reconhecendo o “insubstituível papel” dos bombeiros no sistema de protecção e socorro, Miguel Macedo sublinhou que o “trabalho exigente” que o actual governo tem desenvolvido com a Liga já permitiu “melhorar este ano o apoio às corporações”. E exemplificou: “Aumentámos a comparticipação do custo dos combustíveis, vamos concretizar o sistema de vigilância médica e aumentámos em mais de 11 por cento a comparticipação financeira permanente às corporações, num montante que ascende a 2, 3 milhões de euros”. Também já foi aprovada a proposta do governo que consagra a isenção de IRS para as compensações e subsídios referentes à actividade voluntária para os bombeiros que prestam serviço durante o seu período de férias e descanso no âmbito do dispositivo especial do combate a incêndios. De acordo com o governante, “esta situação de injustiça” já se arrastava há 22 anos.

Miguel Macedo anunciou ainda a entrega de mil rádios SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), que irão reforçar “muito substancialmente” as comunicações de várias corporações do país.

José Manuel Alho, vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, aproveitou a presença do ministro para lembrar que “o concelho de Ourém foi fustigado nos últimos tempos por três intensas intempéries. “Na linha da frente, para além de todos os outros actores do sistema de protecção civil, os bombeiros estiveram presentes e deram-nos todo o apoio, no sentido de ajudar as vítimas e mobilizar os impactos dessas tragédias”, afirmou José Manuel Alho, sem deixar de expressar a sua preocupação relativamente à nova época de fogos florestais. O responsável alertou que a Lei dos Compromissos “vai trazer dificuldades acrescentadas numa resposta célere a qualquer situação extraordinária que se coloque”. E pediu ao ministro para abrir uma excepção na lei para este tipo de situações, pois só assim é que “administração pública local poderá “dar uma resposta proporcional e condigna às populações”.

Durante as cerimónias, foi atribuído o prémio “Bombeiro de Mérito2012”a Idálio Simão. Este bombeiro voluntário ao serviço da corporação de Cascais arriscou a vida para evitar um suicídio do telhado de um prédio de 10 andares.

A par das Cerimónias do Dia Nacional do Bombeiro, Fátima recebeu também o 32º Concurso Nacional de Manobras de Bombeiros e 31º Concurso Nacional de Manobras de Cadetes

 

 

Fonte: Jornal de Noticias de Fátima